Comissão de Residência Médica

A Comissão de Residência Médica (Coreme) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre disponibiliza 46 Programas de Residência Médica (PRM) e mais 27 áreas de atuação.

O Hospital de Clínicas tem o maior número de candidatos para seus PRM do Rio Grande do Sul, todos credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica.
Em 2010, a Instituição conta com 383 médicos residentes distribuídos nas especialidades, desenvolvendo atividades práticas, sob a forma de estágio hospitalar supervisionado.

Membros da Comissão

Especialidades

Ingresso

Outras Instituições

Membros da Comissão

Professores

    • Adamastor Humberto Pereira
    • Paulo Silva Belmonte Abreu
    • Galton Campos de Albuquerque
    • Maria Celeste Osório Wender
    • Leandro Totti Cavazzola.
    • Vulpius Ferrari Horta
    • Alceu Migliavacca – coordenador

Médicos residentes

      • Jeronimo de Conto Oliveira
      • Ives Cavalcante Passos
      • Diego Millán Menegotto
      • Diego Athaides
      • Steffano Blessmann Milano

Secretários

  • Maria Joeci Sperk e Evaldo da Silva.

    As reuniões da Comissão Residência Médica são realizadas mensalmente.

Especialidades

Os Programas de Residência Médica (PRM) são modalidades de ensino de pós-graduação destinadas a médicos e caracterizadas por treinamento em serviço, funcionando sob a responsabilidade de instituições de saúde, universitárias ou não, com a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação.

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre, em 2010, ofereceu 46 Programas de Residência Médica (PRM) e mais 27 áreas de atuação, com 149 vagas para o primeiro ano.  

 

Alergia e Imunologia

Medicina de Família e Comunidade

Anestesiologia

Medicina do Trabalho

Cancerologia

Medicina Física e Reabilitação

Cancerologia Cirúrgica

Medicina Intensiva

Cancerologia Pediátrica

Medicina Intensiva Pediátrica

Cardiologia

Medicina Nuclear

Cirurgia Cardiovascular

Nefrologia

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Neurocirurgia

Cirurgia Geral

Neurologia

Cirurgia Pediátrica

Nutrologia

Cirurgia Plástica

Obstetrícia e Ginecologia

Cirurgia Torácica

Oftalmologia

Cirurgia Vascular

Ortopedia/Traumatologia

Clínica Médica

Otorrinolaringologia

Coloproctologia

Patologia

Dermatologia

Pediatria

Endocrinologia

Pneumologia

Gastroenterologia

Psiquiatria

Genética Médica

Radiologia e Diagnóstico por Imagem

Genética Médica

Radioterapia

Infectologia

Reumatologia

Mastologia

Urologia

Ingresso

Seleção de residência médica: para concorrer a uma vaga os candidatos são submetidos a uma prova escrita valendo 90%, análise de currículo 5% e entrevista 5% perfazendo 100%, cumprindo uma das resoluções aprovadas pela Comissão Nacional de Residência Médica.

  • Vagas aprovadas pela CNRM: o Clínicas possui 383 médicos residentes distribuídos em 46 especialidades. Em todos os programas são desenvolvidas atividades práticas, sob a forma de estágio hospitalar supervisionado, cumprindo uma carga horária de 60 horas semanais, incluindo um plantão de 24h.
    As atividades teóricas, seminários e estágios fora dos serviços seguem as normas estabelecidas por cada Programa de Residência Médica, conforme Resoluções da CNRM.
  • Avaliações: são trimestrais e, atualmente, estão informatizadas. Os Programas de Residência Médica e os preceptores também são avaliados, anualmente.
    • Acesso:
  • Os PRM oferecidos pelo Clínicas com acesso direto para médicos graduados são: Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clinica Médica, Dermatologia, Genética Médica, Infectologia, Medicina da Família e Comunidade, Medicina do Trabalho, Medicina Física e Reabilitação, Medicina Nuclear, Neurocirurgia, Neurologia, Obstetricia e Ginecologia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Patologia, Pediatria, Psiquiatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Radioterapia.
  • Os PRM que exigem pré-requisito em Clínica Médica são: Alergia e Imunologia, Cancerologia Clínica, Cardiologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Hematologia e Hemoterapia, Medicina Intensiva, Nefrologia, Nutrologia, Pneumologia e Reumatologia.
  • Os PRM que exigem pré-requisito em Cirurgia Geral são: Cancerologia Cirúrgica, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Coloproctologia, Mastologia, Medicina Intensiva, Nutrologia e Urologia.
  • OS PRM que exigem pré-requisito em Ginecologia e Obstetricia e Cirurgia Geral: Mastologia
  • Os PRM que exigem pré-requisito em Anestesiologia, Clinica Médica e Cirurgia Geral: Medicina Intensiva. 
  • Os PRM que exigem pré-requisito em Pediatria são: Oncologia Pediátrica, e as áreas de atuação em Pediatria.

As Resoluções e especificações com as exigências da Comissão Nacional de Residência Médica e o conteúdo de cada Programa podem ser acessadas no site da CNRM (mec.gov.br/sesu/residencia/legis.shtm e in.gov.br/materia.asp.)

Processos Seletivos da Residência Médica

Os processos seletivos para residência médica são conduzidos pela Fundação Médica do Rio Grande do Sul. Para maiores informações, clique aqui

Residentes de Outras Instituições

O Hospital de Clínicas recebe residentes de outras instituições, seja do Rio Grande do Sul ou de outros estados, para realização de estágios opcional. O interessado deve encaminhar um ofício à chefia de Serviço Médico no Hospital de Clínicas em que esteja interessado e, após a aprovação, deverá comparecer na Coreme para os trâmites legais. Em 2009, 96 pessoas de outras Instituições realizaram estágios em diversos Programas do Hospital de Clínicas.

Informações pelo telefone: 3359.8285 ou pelo e-mail msperk@hcpa.ufrgs.br e evasilva@hcpa.ufrgs.br.