Clique para acessar o FaceBook Clique para acessar o Twitter
Nefrologia
Apresentação
Atividades Assistenciais
Dicas de Saúde
Ensino & Pesquisa
Equipe Profissional
Indicadores
Contato
Expansão HCPA

Pesquisa de Opinião
Encontrou o que procurava?

Ensino & Pesquisa
LINHAS DE PESQUISA 
As linhas de pesquisa são desenvolvidas junto ao Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas da UFRGS e ao Grupo de Pesquisas em Nefrolo-gia e Transplante Renal do CNPq.

Aspectos moleculares da rejeição aguda e crônica dos transplantes renais

Identificação e caracterização molecular dos genes envolvidos na montagem da resposta inflamatória a aloantígenos presentes nos transplantes e estudo da sua utilidade como marcadores precoces das rejeições. Coordenado pelos professores Roberto C. Manfro e Luiz Felipe Gonçalves.

Fisiopatologia e implicações do estado inflamatório crônico nas doenças renais

Estudo do papel do componente inflamatório na progressão das doenças renais, do valor prognóstico da presença da inflamação crônica na resposta aos tratamentos e na morbidade e mortalidade das doenças renais e as suas potenciais manipulações terapêuticas. Coordenado pelos professores FernandoThomé e Francisco Veronese.

Aspectos nutricionais das doenças renais

Estudo dos aspectos fisiopatológicos, clínicos e prognósticos do estado nutricional nas doenças renais. São também estudadas as intervenções nutricionais nas diferentes etapas das doenças renais e em suas terapias de substituição. Coordenado pelo professor Carlos Prompt.

LABORATÓRIO E PESQUISA CLÍNICA 
O Serviço de Nefrologia conta com o Laboratório de Biologia Molecular Aplicada à Nefrologia (LABMAN), no qual são desenvolvidas atividades das linhas de pesqui-sa em Imunologia de Transplantes. Além disso, são planejadas e executadas téc-nicas de biologia molecular e imunohistoquímica dos projetos de pesquisa nas áreas de Imunologia de Transplantes e Glomerulopatias. O laboratório está localizado no Centro de Pesquisa Clínica do HCPA, onde fica centralizada a estrutura de apoio aos estudos clínicos conduzidos pelo Serviço de Nefrologia.

REUNIÕES CIENTÍFICAS
  • Reunião do Serviço de Nefrologia – terças-feiras, às 11h, na sala de aula. 
  • Reunião de discussão de artigos – quintas-feiras, às 11h, na sala de aula. 
  • Reunião da equipe de transplante – quartas-feiras, às 11h30, na sala de aula. 
  • Reunião na equipe de diálise – quintas-feiras, às 12h, na sala de aula.

RESIDÊNCIA MÉDICA
O Programa de Residência Médica do Serviço de Nefrologia existe desde 1974. A duração é de dois anos e o pré-requisito é que o profissional já tenho feito resi-dência em Medicina Interna. Durante o período de formação, os médicos são treinados nas diferentes áreas de atuação da especialidade, obtendo competência para o seu exercício e para a e-xecução de técnicas de Nefrologia Intensiva e Intervencionista.
Além dos dois anos da residência, existe a possibilidade de um ano adicional de residência médica no transplante renal.

ESTÁGIOS
O Serviço de Nefrologia oferece vagas para estágio de médicos residentes da clí-nica médica de outras instituições e também para acadêmicos de medicina nos períodos de férias curriculares (julho e janeiro).
.
.