Início do Conteúdo

O Lean nas Emergências é um projeto do Ministério da Saúde, implementado pelo Hospital Sírio-Libanês, para reduzir a superlotação nas emergências de hospitais públicos e filantrópicos.  Na capital gaúcha, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e o Hospital Vila Nova foram selecionados para fazer parte da iniciativa.

img 20181123 wa0010

O projeto prevê um período de intervenção, em que dois consultores realizam visitas quinzenais para capacitar as equipes, identificar oportunidades e implantar melhorias. Em novembro, o HCPA realizou o primeiro encontro, dando início ao ciclo que deve ocorrer durante os próximos seis meses. Após esse período, a consultoria ainda acompanha os resultados das ações por mais um ano, garantindo a continuidade dos benefícios alcançados.

A metodologia Lean é uma filosofia de gestão para aperfeiçoamento de processos, baseada no que agrega valor ao paciente, buscando eliminar desperdícios e engajar a equipe para aumentar a qualidade de atendimento prestada. Para isso, o sistema utiliza várias ferramentas, tais como 5S, PDCA, 5W2H, Mapa de Fluxo de Valor, Diagrama de Espaguete, entre outras.