Início do Conteúdo

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre foi reconhecido pela efetividade na performance de governança das empresas estatais federais de controle direto da União, no terceiro ciclo de avaliação, realizado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. A diretora-presidente do HCPA, Nadine Clausell, recebeu a Certificação do Indicador de Governança IG-Sest, no dia 23 de novembro, em Brasília.

O Clínicas vem evoluindo gradativamente nos resultados alcançados, desde o primeiro ciclo. As etapas iniciais tinham o objetivo de verificar a conformidade das empresas com a governança, ou seja, olhar se os indicadores estavam sendo implementados. Na última avaliação de 2018, foi verificado o desempenho de governança na prática. As exigências foram maiores (25 questões inéditas de um total de 50) em relação às etapas anteriores e, mesmo assim, a média das notas das estatais subiu de 6,93 pontos no segundo ciclo para 7,00 neste terceiro.

O objetivo do estudo foi avaliar a adequação das empresas públicas à Lei das Estatais – nº 13.303, de 2016. A IG-Sest é instrumento de acompanhamento contínuo da governança estatal, ou seja, um selo de qualidade de gestão.

governanca