Início do Conteúdo

Uma nova resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), prevista para entrar em vigor nos próximos três meses, traz novas possibilidades de aplicação da Telemedicina. No Rio Grande do Sul, o TelessaúdeRS, projeto de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFRGS, tem atuação consolidada e conta com apoio dos serviços especializados do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

O Clínicas contribui com a revisão de protocolos de encaminhamentos da Atenção Primária para os serviços especializados desenvolvidos pelo TelessaúdeRS, além de diversas pesquisas em conjunto. Conforme o chefe do Serviço de Atenção Primária a Saúde do HCPA e vice-coordenador do TelessaúdeRS, professor Marcelo Gonçalves, as mudanças na regulamentação serão analisadas e podem agregar novas funcionalidades de monitoramento, triagem e consultas via telefone no futuro.

O TelessaúdeRS é uma estratégia para qualificação da Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica (APS/AB). Atualmente já funcionam ações de teleconsultoria, teleducação e telediagnóstico em apoio a profissionais da saúde.