Início do Conteúdo

A doença renal crônica é silenciosa e afeta a qualidade de vida. Estima-se que ela atinja uma em cada dez pessoas no mundo. Por isso, é fundamental conscientizar a população sobre fatores de risco e possibilidades de prevenção. Este é o propósito do Dia Mundial do Rim, celebrado em 14 de março. Neste ano, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre promoveu uma série de palestras e contou com um estande sobre o tema.

Dia do Rim_14.03 (1).jpg

A chefe do Serviço de Nefrologia, professora Cristina Karohl, ressaltou que a doença nos rins é comum, tem consequências, mas pode ser prevenida e tratada. Manter hábitos alimentares saudáveis, praticar atividades físicas, controlar a pressão, não fumar nem tomar remédios sem orientação médica são fatores que contribuem para evitar problemas renais.

Dia do Rim_14.03 (8).jpg

 A diretora-presidente do HCPA, professora Nadine Clausell, valorizou o papel de um hospital público no tratamento e na realização e transplantes, bem como os desafios dos atendimentos.

Dia do Rim_14.03 (5).jpg

Durante as atividades do Dia do Rim foram abordados aspectos relativos ao estilo de vida, cuidados multidisciplinares, acesso a transplantes, obesidade, idade e particularidades de afrodescendentes em relação à doença.