Início do Conteúdo

A primeira etapa do TDAH Hackathon do Hospital de Clínicas de Porto Alegre superou as expectativas: resultou em 195 ideias, produzidas pelos oito grupos multidisciplinares. O objetivo foi o de propor melhorias para o aplicativo Focus, que auxilia no tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Após os times exporem seus projetos a uma banca, quatro foram selecionados para disputar o prêmio final de R$ 10 mil.

20190914 150318 01

O evento foi pioneiro em trazer as dinâmicas de colaboração, cocriaçao e competição ao Clínicas. As atividades buscaram fomentar a disrupção e inovação. Por trás de todo processo, está o incentivo à qualidade da atenção. “É mais uma ação inovadora do HCPA em prol do bem-estar dos nossos pacientes”, ressalta o coordenador do projeto Focus, professor Luiz Augusto Paim Rohde.

hackathon 14.09 30

Para o programador Flávio Toshiuk, diagnosticado com TDAH há dois anos, foi um momento de descoberta. “Pude aprender muito sobre o transtorno e sobre mim. No grupo, compartilhamos nossa bagagem e tentamos captar a dos demais para tornar mais eficazes as soluções propostas”. A paciente Micheli Karoly também aprovou a ação: “Foi uma oportunidade de realmente sermos ouvidos. Isso já ajuda muito”.

hackathon 14.09 38

A grande final acontecerá no dia 7 de dezembro, quando serão apresentados os conceitos ou protótipos idealizados. A promoção é do HCPA por meio do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (Nitt) e do Programa de Déficit de Atenção e Hiperatividade (Prodah), com apoio da Aceleradora GROW+.

hackathon 14.09 47