A consultoria Clarivate Analytics divulgou em novembro a listagem dos pesquisadores mais influentes do mundo, elaborada com base em dados da plataforma Web of Science. O professor do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da UFRGS e do Serviço de Psiquiatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) Flávio Kapczinski é um deles. O grupo é composto por 6,2 mil nomes que estiveram entre o 1% mais citados em artigos científicos no decorrer de uma década. Entre eles, 23 são vencedores do Prêmio Nobel.

fotos 283

Professor Kapczinski recebeu prêmio da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina

Ao longo de sua trajetória, Kapczinski desenvolveu estudos pioneiros na busca de novos tratamentos para depressão e doença bipolar. Sua produção científica já obteve mais de 30 mil citações. No Hospital de Clínicas, ele liderou o Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação. A atual coordenadora, professora Patricia Prolla, ressalta o reconhecimento recebido pelo pesquisador: “Em sua gestão, o professor Kapczinski trabalhou intensamente para estimular ainda mais a internacionalização da pesquisa realizada no HCPA. A presença de um professor da UFRGS e do HCPA na prestigiosa listagem da Clarivate Analytics é motivo de muito orgulho para ambas instituições e uma inspiração para os nossos pesquisadores”.
A diretora da Famed, professora Lucia Kliemann, destaca o perfil formador de equipes de Kapczinski. “Quando esteve à frente do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria da Faculdade de Medicina, elevou o programa à excelência, recebendo a nota máxima na avaliação da Capes”.
Professor da UFRGS e do HCPA, Flávio Kapczinski está trabalhando no Canadá, na Universidade McMaster. Ele é também membro da Academia Brasileira de Ciências e no dia 30 de novembro recebeu prêmio da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina pelo conjunto de seus trabalhos.
Confira em vídeo uma entrevista exclusiva com o professor Flávio Kapczinski: