Início do Conteúdo

A 1ª Caminhada de Transplantes e Doação de Órgãos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) foi marcada pela sinergia entre alguns dos melhores sentimentos humanos: a solidariedade, a generosidade e o amor ao próximo estavam evidenciadas nos semblantes de pacientes, famílias, médicos, equipes assistenciais, voluntários e dos pilotos da Força Aérea que participaram do evento.

i caminhada dos transplantes 30.11 36

“Doar órgãos é vida. É a coisa mais preciosa. A caminhada foi um sucesso de engajamento, de esperança. Em mais de 30 anos nunca havia visto nada assim na área de transplantes”, refletiu diretora-presidente do HCPA, professora Nadine Claussel. Os participantes contribuíram com a doação de 220 Kg de alimentos que, através de parceria entre a Associação Voluntários do Bem e Instituto do Câncer Infantil, serão doados a famílias acolhidas na Casa de Apoio do HCPA.

i caminhada dos transplantes 30.11 34

Entre os participantes, diversos pacientes que já passaram por transplantes e acompanharam a caminhada como uma maneira de homenagear a oportunidade de vida que receberam. Quem espera por um órgão também se fez presente. É o caso de Gerardo Couto, que está na fila por um novo coração e veio de Florianópolis especialmente da atividade.  “Precisamos reunir as pessoas e difundir mais a doação de órgãos. Temos que incentivar estas ações”, afirmou.

i caminhada dos transplantes 30.11 45

Para que um transplante aconteça, não basta a competência profissional ou as mais modernas estruturas e equipamentos: é indispensável que existam doadores. Em cerca de 40 % dos casos as famílias negam a doação, por isso é fundamental fomentar o diálogo sobre o tema. Nesta semana, ainda foi lançado o memorial virtual que homenageia os doadores de órgãos e tecidos do HCPA e pode ser acessado aqui.

Confira o álbum de fotos completo aqui.