Início do Conteúdo

Quem precisa de serviço hospitalar quer usá-lo pelo menor tempo possível. Nem por isso, o ambiente deve ser como o quarto de hotel, um aeroporto ou um supermercado, por exemplo, um lugar provisório, burocrático, frio. Para contribuir com a interação humana, o acolhimento e o sentimento de pertencimento, a artista plástica Myriam Dutra doou cinco quadros para ornamentar as paredes dos novos blocos do Hospital de Clínicas. “Penso que, sempre que temos alguma possibilidade de nos transportarmos para uma experiência de contemplar e sentir, acontece uma intensificação da nossa capacidade de sentir a vida e, por consequência, de vivê-la”, destaca a artista.

entrega de pinturas 1

As pinturas em técnicas combinadas de desenho e aquarela remetem ao conceito de espaço e indivíduo na sobremodernidade. “Num tempo de excessos de informações e de estímulos, nosso grande desafio está em conseguir navegar na direção de significados, que só acontecem por interações humanas reais, num lugar”, explica. As obras foram pintadas com base em fotos que fez em várias partes do mundo.

Myriam lembra que conheceu a assistência do Clínicas em 2017, quando o filho fez um tratamento para a leucemia. “O atendimento foi excelente e as relações muito atenciosas. Quando isso acontece, a gente se envolve e quer ajudar a cuidar deste lugar. Eu amo este hospital”, declarou. “Então, desejo que as pinturas possam fortalecer o propósito das relações humanizadas, mesmo de maneira mínima, para quem está num lugar de passagem, como um hospital”, conclui.

entrega de pinturas 2

Para outras informações sobre projeto Arte para Humanização do Ambiente Hospitalar e doações, o contato pode ser feito com a assessora da Presidência Elisa Kopplin Ferraretto, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..