O Serviço de Oftalmologia do Hospital de Clínicas participou no sábado, 7 de dezembro, do mutirão da Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul. No Ambulatório da Zona 17 do Clínicas, 100 pessoas de quatro lares públicos geriátricos, que têm problemas de visão e precisam de óculos, foram atendidos. Diversas doenças oftalmológicas foram diagnosticadas e já encaminhadas para tratamento. “Disponibilizamos a estrutura do hospital com cerca de 30 profissionais, atendendo em oito salas os pacientes. Após os exames, verificamos que em torno de 30% a 40% dos problemas são simples e podem ser resolvidos com óculos”, ressalta a chefe do Serviço de Oftalmologia, Diane Ruschel Marinho.

publico oftalmo

Os pacientes que necessitam de óculos já fizeram a medição das lentes e escolheram as armações para confecção do acessório, que será entregue em janeiro, gratuitamente a cada um. Silvestre Oliveira, 70 anos, do Lar Amizade, é um dos que será beneficiado. “Não enxergo de longe. Experimentei os óculos e tudo ficou mais limpo”, comenta o morador de Barra do Ribeiro. Além do Hospital de Clínicas, as consultas ocorreram no Hospital Santa Casa e no Instituto Ivo Correa Meyer, em Viamão. Dezenas de oftalmologistas voluntários atenderam em torno de 250 pessoas na campanha da Sociedade de Oftalmologia, em parceria com o Ministério Público do Rio Grande do Sul.

exame silvestre