Início do Conteúdo

destaque da pesquisa dezembro 2019

A produção científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) abrange as mais diferentes áreas, com qualidade e responsabilidade. No último Destaque da Pesquisa de 2019 estão os dois artigos produzidos no Clínicas que atingiram o maior número de citações nos dois anos anteriores: uma pesquisa acadêmica da Psiquiatria e uma patrocinada da Oncologia. Em ambos, os pesquisadores participaram de estudos multicêntricos que foram publicados em revistas de alto impacto.

O trabalho do Brainstorm Consortium com participação do chefe do Serviço de Psiquiatria do HCPA, professor Eugênio Grevet, e do pesquisador do HCPA e professor de Genética da UFRGS Claiton Bau foi publicado na Revista Science em junho de 2018 e já soma 177 citações. O estudo evidencia que doenças psiquiátricas como o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH),  transtorno bipolar, depressões graves e esquizofrenia apresentam uma origem genética em comum. Os resultados mostraram ainda que, mesmo apresentando sintomas diferentes, há também sobreposição genética entre anorexia nervosa e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), bem como entre TOC e síndrome de Tourette.

Já o artigo com participação do professor Sérgio Azevedo comparou a eficácia de diferentes medicamentos para um tipo específico de câncer de rim, chamado carcinoma renal avançado de células claras. Em pacientes que não tiveram tratamentos anteriores, a combinação de duas tendências da Oncologia moderna - terapia imunológica com anticorpo (anti PD1, Pembrolizumab) e agente anti-angiogênico (Axitinib) - resultou em sobrevida livre de progressão e sobrevida global mais longa do que com o uso de anti-angiogênico padrão de primeira geração (sunitinibe). Também foi observada uma taxa de resposta objetiva mais alta do que no tratamento com sunitinibe.  A pesquisa foi publicada no New England Journal of Medicine em março e já contabiliza 114 citações em apenas nove meses.

Em 2019 o HCPA celebrou os 30 anos do Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação (GPPG). A instituição tem na pesquisa uma de suas bases, juntamente com o ensino e a assistência.

Artigo Analysis of shared heritability in common disorders of the brain, com participação de Eugênio Grevet e Claiton Bau, disponível na Revista Science.

Artigo Pembrolizumab plus Axitinib versus Sunitinib for Advanced Renal-Cell Carcinoma, com participação de Sérgio Jobim de Azevedo, disponível no New England Journal of Medicine

*Para o mês de dezembro, o critério do Destaque da Pesquisa foi: publicação do HCPA com maior número de citações considerando dois anos anteriores.