Miséria, vida precária, inverno duro e a ilusão do Brasil ser um paraíso. Esse foi o contexto das famílias que sonhavam em deixar a Alemanha do século XIX para recomeçar a vida no Rio Grande do Sul, segundo o professor do Instituto de Letras da Ufrgs, Cléo Altenhofen. Ele foi um dos palestrantes que compôs a mesa de debate após a exibição do filme “Heimat - a outra pátria”, junto com o também professor do Instituto de Letras da Ufrgs, Gerson Neumann e o ator e protagonista do filme, Jan Schneider. Gerson Neumann enfatizou a questão do contexto histórico: “A narrativa nos faz refletir sobre a situação desses imigrantes que vêm para cá e em como é a vida deles depois da imigração. Os primeiros anos são de muita dificuldade e isso me tocou muito pois eu pensei que meus antepassados também passaram por isso.”

O filme, produzido em 2012, teve seis meses de gravação e conta a história da população de um vilarejo na região de Hunsruck (Alemanha) que buscava uma vida melhor, longe da fome, pobreza, doenças e disputas de poder enfrentadas pelo seu país na época. Seduzidos pela ideia de vir para o Brasil a partir de relatos de imigrantes, idealizaram vir para o Rio Grande do Sul. O ator Jan Schneider, que desempenhou o papel de Jakob Simon, também contribuiu no debate. “Interessante que na Alemanha atual só se vê castelos e riquezas. Ao contrário disso, essa narrativa é sobre a pobreza do país.”, comentou. Ele também ressaltou a relevância do conteúdo em um momento de intensa crise de refugiados, com tantas pessoas querendo sair de seu país de origem.

O professor Gerson Neumann abordou o papel da imprensa na divulgação da imigração, com as primeiras iniciativas de literatura escrita em língua alemã no Brasil, em 1850. Os jornais, almanaques e livros didáticos da época retratam a realidade, que também é exposta na obra cinematográfica.

O encontro aconteceu na quarta-feira (8/11), no Auditório José Baldi do HCPA e contou com a exibição do filme, seguido de um debate. A iniciativa reafirma o compromisso do hospital em promover eventos culturais que certamente, contribuem também para a saúde e bem-estar das pessoas.

csp 9116