Dois bolsistas de Iniciação Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e acadêmicos de Medicina da UFRGS obtiveram reconhecimento da relevância de suas pesquisas em publicações internacionais. Arthur Manfro, 21 anos, estudou o impacto das amizades na saúde das crianças. Daniela Burguêz, 24, publicou dois artigos sobre mutações no DNA, para detectar de forma mais precisa um grupo de doenças neurológicas. Os estudos foram divulgados em 2017.

Manfro pesquisou um grupo de 2,5 mil crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos. O objetivo era saber como sintomas psiquiátricos podiam interagir entre si e influenciar as relações de amizade. O estudo mostrou que os problemas emocionais e de hiperatividade estavam relacionados ao isolamento social, enquanto os problemas de conduta pioravam as relações com amigos. “É importante vermos que os problemas de saúde mental frequentemente coexistem e também atrapalham as relações. Todos os problemas afetavam negativamente as amizades, mas pudemos observar quais estão associados ao isolamento social e quais pioram as amizades”, ressalta Manfro.

O foco da pesquisadora Daniela foi saber se o painel de genes, 12 dos mais de 80 já descritos como causadores de paraparesias espásticas (uma doença hereditária rara que causa fraqueza gradual e rigidez nos membros inferiores), pode ser uma estratégia de custo mais acessível ​para o diagnóstico de pacientes com sinais e sintomas dessa doença. “A resposta foi sim. Essa técnica já é usada, por exemplo, para achar a mutação que causa câncer de mama hereditário”, exemplifica. O estudo foi realizado com 29 famílias do Rio Grande do Sul e possibilitou descobertas  clínicas e genéticas deste grupo de doenças.

O artigo Psychopathology and friendship in children and adolescents: disentangling the role of co-occurring symptom domains with serial mediation models, de Arthur G. Manfro, foi publicado no European Child & Adolescent Psychiatry, com orientação do professor Giovanni Salum.

​Os artigos Clinical and molecular characterization of hereditary spastic paraplegias: a next-generation sequencing panel approach e Autosomal recessive spastic ataxia of Charlevoix-Saguenay: a family report from South Brazil, de Daniela Burguêz, foram publicados no Journal of the Neurological Sciences e Arquivos de Neuro-Psiquiatria, respectivamente, e orientados pelo professor Jonas Saute. ​

Para o mês de maio, o critério de escolha foi: artigo publicado em 2017 por bolsista de Iniciação Científica do HCPA como primeiro autor.

descobrindo a pesquisa maio