Início do Conteúdo

No dia 4 de julho, o Clínicas sediou pela primeira vez a edição especial do Quartas de Inovação. O evento abordou assuntos em torno das vivências e desafios da inovação na área da saúde. Os palestrantes trouxeram experiências de projetos de pesquisa e tecnologia que se transformaram em medicamentos para o tratamento de doenças. A montanina, molécula testada para uso no tratamento terapêutico como anti-inflamatório e licenciada pela empresa Biozeus, foi um dos exemplos relatados.

quartas de inovacao 04.07.2018 17

O encontro foi organizado pelo Parque Zenit da UFRGS em parceria com o HCPA. A moderação das atividades foi feita pelo vice-diretor do Parque Zenit e pesquisador do hospital, professor Rafael Roesler. Ao desejar boas-vindas aos participantes, a professora e coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação do HCPA, Patricia Prolla, ressaltou a relevância do evento e a parceira entre as instituições. Segundo ela, a ideia é realizar o encontro no hospital duas vezes por ano, promovendo a conexão entre a pesquisa, tecnologia e soluções para a assistência no tratamento da saúde.

O professor Ricardo Xavier falou sobre a interação da pesquisa e o mercado no desenvolvimento de novos medicamentos no Brasil, trazendo a experiência do Serviço de Reumatologia do HCPA/UFRGS. Já Luis Eduardo Caroli trouxe o exemplo da montanina, surgida num projeto de pesquisa e patenteada pela Biozeus, destacando a interface entre investimento e transferência de tecnologia. Diogo Ferreira, da empresa OTUS, abordou o modelo de negócio baseado em oportunidades.

quartas de inovacao 04.07.2018 19