Início do Conteúdo

O Simpósio de Medicina Intensiva Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) reuniu especialistas nacionais e internacionais para discutir novas perspectivas no tratamento da insuficiência respiratória aguda. Além da programação científica e dos cursos práticos, foi realizada uma homenagem a personalidades que atuaram na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (Utip) da instituição ao logo de seus 39 anos de existência.

simposio de medicina intensiva pediatrica 05.07.2018 73

Para o coordenador do evento, professor Jefferson Piva, foi uma oportunidade ímpar de realizar discussões de alto nível, promovendo qualificação e troca de conhecimentos. Ele valorizou ainda a cerimônia de entrega de placas honorificas. “São pessoas que, com dedicação e emoção, contribuíram muito com a Utip e deixaram marcas. Fazem parte para sempre do hospital”, ressaltou.

simposio de medicina intensiva pediatrica 05.07.2018 33

Em nome dos homenageados, o médico Luiz Fernando Loch agradeceu ao reconhecimento e a oportunidade de rever amigos e colegas. Loch lembrou que o Hospital de Clínicas, além de primar pela excelência técnica, sempre incentivou, principalmente, a humanização na atenção aos pacientes.  

Dentre os palestrantes esteve o médico gaúcho Alexandre Tellechea Rotta, do Rainbow Babies & Children’s Hospital (EUA), que estudou e fez parte da residência no HCPA. Rotta falou sobre as práticas utilizadas nos Estados Unidos, abordou novas técnicas de sedação, além de salientar o uso de afirmações positivas, brinquedos e até bolhas de sabão para acalmar e distrair as crianças durante os atendimentos.