Início do Conteúdo

O que fazer quando a cura da doença não é possível? Os profissionais responsáveis pelos cuidados paliativos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) concentram seus esforços em garantir qualidade de vida e esperança aos pacientes das mais diversas idades. Para promover o debate sobre o tema e aprimorar processos, será realizado o V Seminário de Cuidados Paliativos e III Fórum de Espiritualidade e Saúde, nos dias 17 e 18 de agosto.

A ação integrada de diversas especialidades envolve atenção não só aos pacientes, mas para toda a família. “É importante perceber que não é necessariamente o fim de vida”, explica a chefe do Programa de Cuidados Paliativos do HCPA, Lúcia Miranda Monteiro dos Santos. Há casos de pessoas atendidas que vivem mais de 20 anos, e bem, com os devidos cuidados. As atividades da área comandada por ela perpassam toda instituição, da UTI Neonatal à Geriatria.

A espiritualidade assume um papel fundamental nos cuidados paliativos. Quando os pacientes e familiares enfrentam situações difíceis, é nas suas crenças e valores que buscam forças, esperanças e propósito. “É um processo que promove bem-estar e é capaz de auxiliar as pessoas na transcendência do sofrimento”, explica a enfermeira Luciana Dezorzi. Ela acrescenta que, o profissional da saúde capacitado para realizar cuidado espiritual atua como um facilitador, para que a pessoa encontre em sua essência os potenciais de fortalecimento.

O V Seminário de Cuidados Paliativos e III Fórum de Espiritualidade e Saúde têm programação voltada à qualificação de profissionais da saúde. Na tarde do sábado (18), às 15h45, acontece palestra gratuita e aberta ao público, proferida por Julieta Fripp (Ufpel), com o tema “Unidade Cuidativa: abordagens integrativas e lúdicas em cuidados paliativos”. As vagas são limitadas mediante disponibilidade.

A programação completa e as inscrições para o evento estão disponíveis aqui. Mais informações pelo telefone (51) 3359-8090 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..