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A Ouvidoria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) foi institucionalizada em 2005. Ela está vinculada diretamente à presidência da instituição e foi implantada para suprir a inexistência de um local específico que recebesse as manifestações dos usuários sobre os serviços prestados pelo hospital.

Cumprindo a Lei 10.683/2003 e o Decreto nº 5.683/2005, a Ouvidoria atende ao público interno e externo. É um canal condutor de elogios, sugestões, solicitações, reclamações e denúncias. Visa promover a garantia dos direitos dos cidadãos, concretizando além do princípio da eficiência, os princípios da ética e da transparência. A partir das informações trazidas pelos cidadãos, a Ouvidoria pode identificar melhorias, propor mudanças, assim como apontar situações irregulares.

Qualquer cidadão pode procurar o setor e apresentar uma manifestação, isto é, expressar suas ideias, fazer questionamentos, sugerir melhorias. Essa atitude contribui para o aperfeiçoamento da gestão pública.

No entanto, se em algum caso a segurança do paciente e a qualidade no cuidado tenham sido comprometidas e, na sua opinião, os processos adotados pela instituição não tenham sido eficazes para resolver, você também pode comunicar à Joint Commission International (órgão certificador de qualidade), através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou por correio, pelo endereço:

Quality and Safety Monitoring 
Joint Commission International Accreditation
1515 West 22nd Street, Suite 1300W
Oak Brook, IL 60523 EUA