Início do Conteúdo

O que fazemos

O Serviço de Enfermagem Ambulatorial (Seamb), anteriormente denominado de Serviço de Enfermagem em Saúde Pública (Sesp), presta assistência de Enfermagem ambulatorial através da consulta de Enfermagem, grupos educativos, visitas domiciliares e procedimentos específicos de acordo com os Programas de Saúde da Criança, da Mulher, do Adulto e Idoso e de Saúde Mental.

Atualmente, o Seamb é composto por duas unidades, que integram 14 zonas ambulatoriais e o Centro de Pronto Diagnóstico Ambulatorial (CPDA), localizados nos andares térreo e subsolo do HCPA.

Consulta de Enfermagem
É realizada em consultório, nas zonas ambulatoriais, onde o paciente é avaliado por meio da anamnese e exame físico. As agendas das consultas são planejadas de acordo com os programas de atenção à saúde, descritos a seguir:

• Programa de Saúde da Criança: Assistência de Enfermagem à Criança, Assistência de Enfermagem à Criança Fenda Labial Palatina, Assistência de Enfermagem à Criança de Risco, Enfermagem Cuidado à Criança em uso de Equipamento Hospitalar, Assistência de Enfermagem à Criança/Adolescente com erros inatos de metabolismo.
• Programa de Saúde da Mulher: Enfermagem em Mastologia, Enfermagem Oncogenital, Enfermagem Casais Inférteis, Enfermagem Obstétrica, Enfermagem Planejamento Familiar.
• Programa de Saúde do Adulto e do Idoso: Enfermagem Anticoagulados, Enfermagem Prevenção e Tratamento de Feridas, Enfermagem Pé Diabético, Enfermagem Adulto Diabético, Enfermagem Pneumológica, Enfermagem Dermatológica, Enfermagem Urológica, Enfermagem Paliativa, Enfermagem em Reabilitação, Enfermagem em Artroplastia de Quadril, Enfermagem Cirurgia Bariátrica, Enfermagem Ostomizados.
• Programa de Enfermagem em Saúde Mental: Enfermagem Psiquiátrica, Enfermagem Transtorno Alimentar, Enfermagem Psiquiátrica Bariátrica.

Visita Domiciliar
• Unidade de Enfermagem Ambulatorial: visita domiciliar a pacientes que realizarão cirurgia de artroplastia de quadril.

Consultorias
Atualmente são disponibilizadas consultorias (solicitadas pela enfermeira ou pela equipe médica através do sistema informatizado) para pacientes ostomizados adultos e pediátricos e para o tratamento de feridas, vinculado à Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas.

Grupos de Educação para a Saúde
Os grupos são coordenados por enfermeiros do Seamb ou por professores da Escola de Enfermagem da Ufrgs. Mais informações em http://www.hcpa.edu.br/content/view/153/199/.

O que nos diferencia

Além de incentivar as atividades que integram a assistência ambulatorial, o ensino e a pesquisa, o Seamb foi pioneiro no Brasil na implantação da consulta de Enfermagem, enquanto atividade independente do enfermeiro, oferecida de forma sistemática e contínua à comunidade. Essa iniciativa influenciou na regulamentação da Lei do Exercício Profissional de 1986, definindo a consulta de Enfermagem como atividade privativa do enfermeiro.

Nossa equipe

Professoras:
Eliane Pinheiro de Morais – chefe do Serviço
Mauriur Gomes Begheto - assessora do Serviço

Chefes de Unidade
Beatriz Hoppen Mazui - Unidade de Enfermagem Ambulatorial Área 2
Luciana  Winterkorn Dezorzi - Unidade de Enfermagem Ambulatorial Área 1
 
Enfermeiras
Programa de Saúde da Criança: Jaqueline Wilsmann e Solanger Perrone.
Programa de Saúde da Mulher: Luciana Dezorzi, Maria Luiza Soares Schmidt e Laiza Garcia
Programa de Saúde do Adulto e do Idoso: Beatriz Mazui, Dóris B. Menegon, Ivana Linhares Kern, Elenara Franzen, Luciana Foppa, Márcia Fabris, Márcia Nascimento, Melania Jansen, Rossana Bercini, Silvete Schneider, Solange Boaz, Trinidad Correa Noé e Zélia Gamba.
Programa de Enfermagem em Saúde Mental: Andressa da Silva Behenck

O Seamb conta ainda com enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Contato

Nome: Serviço de Enfermagem Ambulatorial (Seamb)

Telefone: (51) 3359.8573

Chefia: profa. Eliane Pinheiro de Morais (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)