Início do Conteúdo

O que fazemos

O Serviço de Enfermagem em Emergência (SEE) realiza atendimento de urgência e emergência a pacientes adultos e pediátricos nas especialidades clínica, cirúrgica e ginecológica. 

O que nos diferencia

O Serviço de Emergência (SE) é a principal porta de entrada para os pacientes no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). É referência para atendimento nas linhas de cuidado em adulto: Acidente Vascular Cerebral, Síndrome Coronariana Aguda, Insuficiência Respiratória Aguda, Sepse, Abdômen Agudo. A equipe de enfermagem, composta por enfermeiros e técnicos, participa ativamente dos processos de cuidado a estes pacientes.

A Unidade de Emergência Pediátrica realiza atendimento humanizado, pautado na inserção da família no ambiente de cuidado, assegurando o direito do acompanhante a permanecer junto à criança.

O SEE pauta-se na Política Nacional de Humanização, em que uma das diretrizes para o atendimento em urgências e emergências, é o Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco. Para atender esta diretriz, o SEE adota o Protocolo de Manchester. A finalidade deste processo de trabalho é dar respostas resolutivas aos problemas de saúde dos pacientes e prestar atendimento qualificado, priorizando as situações graves com risco de vida iminente.

Nossa equipe

Profa. Maria Luiza Paz Machado – chefe do Serviço de Enfermagem em Emergência

Profa. Leticia Becker Vieira – professora assistente
Profa. Margarita Ana Rubin Unicovsky– professora assistente
Morgana Pescador de Camargo – chefe de Enfermagem da Unidade de Emergência Adulto
Valmir Machado de Almeida chefe de Enfermagem da Unidade de Emergência Pediátrica

O SEE conta ainda com enfermeiros e técnicos de enfermagem

Contato

Nome: Serviço de Enfermagem em Emergência (SEE)

Local: térreo

Horário: 24h

Telefone: (51) 3359.8431

Chefia: profa. Maria Luiza Paz Machado (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)