Início do Conteúdo

O que fazemos

O Serviço de Anestesia e Medicina Perioperatória (Sampe) é responsável pelo cuidado dos pacientes submetidos a cirurgias ou outros procedimentos que necessitem de sedação ou suporte do médico anestesiologista.

O cuidado anestésico fornecido inicia-se antes do procedimento com a realização da avaliação pré-anestésica que inclui a entrevista médica, exame físico e avaliação do risco anestésico. Nesse encontro o médico anestesiologista toma decisões acerca do melhor tipo de anestesia a ser executada bem como realiza a solicitação de exames, modificação das medicações em uso e aconselhamento do paciente. A tomada de decisão em casos complexos é compartilhada com outras equipes assistenciais.

Durante a anestesia o médico anestesiologista é responsável em fornecer condições ideais para que o cirurgião realize os procedimentos necessários, garantir a segurança do paciente e promover a analgesia adequada para cada tipo de intervenção.

No pós-operatório uma equipe de Cuidados Pós-Anestésicos (CPA) fornece o adequado controle da dor pós-operatória, acompanha os pacientes submetidos a procedimentos de grande porte ou que apresentam complicações anestésico-cirúrgicas.
A área de atuação do Sampe engloba diferentes áreas do hospital, como os centros cirúrgicos, serviços diagnósticos e métodos não-invasivos.

Atividades específicas

Ambulatório de Avaliação Pré-anestésica (APA)
Investiga a presença de comorbidades e o porte ou complexidade da cirurgia proposta. Atua na busca por melhorar o fluxo do paciente cirúrgico, reduzir cancelamentos de cirurgias e complicações.
Local: Ambulatório de Avaliação Pré-anestésica, Zona 13 (todos os dias das 16h às 19h).

Unidade de Recuperação Pós-anestésica (Urpa)
Coordena as atividades assistenciais e de ensino em sintonia com as equipes cirúrgicas e de Enfermagem, visando otimizar o manejo pós-operatório imediato, em conformidade com as ações iniciadas no pré e transoperatório.

Equipe de Cuidados Pós-anestésicos (CPA)
Equipe que presta assistência no pós-operatório imediato e tardio aos pacientes que necessitam de técnicas especiais de analgesia e/ou acompanhamento especial devido à ocorrência de evento adverso anestésico ou de pacientes submetidos a procedimentos de alto risco. A equipe do CPA atua no manejo da dor aguda em pós-operatório imediato, dirigido aos pacientes com necessidades especiais (extremos de idade, gravidade da doença e/ou extensão ou complexidade da cirurgia realizada) e esquemas analgésicos avançados (analgesia contínua ou por demanda em neuroeixo, sistema nervoso periférico e outras modalidades de analgesia).

sCOMSEQ Sampe: A Subcomissão de Segurança e Qualidade (sCOMSEQ) é responsável pela investigação e análise dos eventos adversos peri-operatórios, através de uma visão sistêmica, em consonância com a gerência de risco do hospital. A sCOMSEQ é composta por uma equipe multidisciplinar, supervisionada pelo Sampe e com abrangência em todas as áreas de atuação dos anestesiologistas do Sampe.

O que nos diferencia

O Sampe foi o primeiro Serviço de Anestesia do Brasil a ter inserido o termo Medicina Perioperatória em seu nome e em seu escopo de atuação. No Sampe são desenvolvidas atividades assistenciais de alta complexidade, como anestesia para transplantes, cirurgia cardíaca e cirurgia robótica. O serviço também serve de referência para procedimentos obstétricos e pediátricos de alto risco. Oferece ainda o Programa de Residência Médica em Anestesiologia, que conta com a preceptoria dos anestesistas do Hospital de Clínicas e dos professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e que figura há anos entre os melhores centros do país pela classificação da Sociedade Brasileira de Anestesiologia.

Nossa equipe

Professores:
Gilberto Braulio
Leonardo Botelho
Luciana Paula Cadore Stefani

Chefia do serviço:
Adriano de Alencastro Guimarães Aguzzoli - Chefe do Serviço de Anestesia e Medicina Perioperatória

Chefias de unidade:
Vinicius Bressani Alves - Chefe da Unidade da Área Cirúrgica (UAC)
Carolina Lourenzon Schiavo - Chefe da Unidade de Gestão Operacional (UGO)
Antônio Franciosi Prates - Chefe da Unidade de Procedimento Diagnóstico e Terapêutico (PDT)

Médicos:
Vicente Vieira Damiani
Victor Hugo Bazan da Rocha
Waleska Schneider Vieira

O Serviço conta também com médicos residentes, gerente administrativo, assistente e secretárias.

Nome: Serviço de Anestesia e Medicina Perioperatória (Sampe)
Local: BLOCO B - 2º andar – SALA B2028
Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

Telefone:
3359-6001 - Chefe do Serviço
3359-6002 - Secretária
3359-6003 - Secretária Chefia
3359-6004 - Assistente Administrativo
3359-6005 - Recepção Sampe (Estagiária)
3359-6034 - Professores

E-mails: