Início do Conteúdo

As disciplinas estão conectadas as linhas de pesquisa desenvolvidas no mestrado, sendo que devido à multidisciplinaridade inerente à pesquisa em saúde, algumas disciplinas têm caráter transversal, abrangendo mais de uma linha de pesquisa. conforme relatado abaixo:

  1. Bioética e Pesquisa em Saúde: abrange estudos que visam investigar diferentes aspectos éticos relacionados com a área de pesquisa em saúde. Esta linha é embasada pelas disciplinas de Bioética e Pesquisa em Saúde, Pesquisa Clínica e Direito e Gestão da Qualidade e Boas Práticas Clínicas.

  2. Desenvolvimento de Dispositivos Médicos: contempla o desenvolvimento de novas tecnologias, em especial, equipamentos e dispositivos biomédicos, bem como, a proteção da propriedade intelectual. As disciplinas relacionadas a esta linha são Gestão de Inovação e Tecnologias em Saúde, Medicina Baseada em Evidências e Ferramentas de Busca em Base de Dados e REDCap.

  3. Epidemiologia Clínica: voltada a aplicação dos principais conceitos e raciocínios em epidemiologia alinhados à prática em pesquisa, planejamento e desenvolvimento de ensaios clínicos. Esta linha se relaciona às disciplinas Fundamentos de Epidemiologia, Fundamento de Bioestatística, Ferramentas de Busca em Base de Dados e REDCap e Planejamento e Delineamento de Ensaios Clínicos.

  4. Gestão de Pesquisa em Saúde: contempla o desenvolvimento de sistemas de informação e metodologias de planejamento aplicados à gestão da pesquisa em serviços de saúde. Investigar métodos de planejamento, monitoramento e avaliação (indicadores gerenciais, de qualidade e produtividade) de ações e serviços de saúde. Esta linha é embasada pelas disciplinas Planejamento e Gestão Administrativa da Pesquisa Clínica, Gestão Financeira da Pesquisa Clínica, Gestão de Processos e Ferramentas de Busca em Base de Dados e REDCap.

  5. Pesquisa Clínica e o Desenvolvimento de Fármacos: contempla o planejamento, execução e monitoramento de estudos clínicos voltados ao desenvolvimento de fármacos. Nesta linha se relacionam as disciplinas Planejamento e Delineamento de Ensaios Clínicos, Gestão de Inovação e Tecnologias em Saúde, e Escrita Científica aplicada à Divulgação e Captação de Recursos e Ferramentas de Busca em Base de Dados e REDCap.

  6. Tópicos Específicos em Pesquisa Clínica: abrange estudos voltados à qualidade de práticas e processos em saúde e à avaliação de tecnologias em saúde. Esta linha é referenciada pelas disciplinas Avaliação de Tecnologias em Saúde, Medicina Baseada em Evidências, Gestão da Qualidade e Boas Práticas Clínicas e Escrita Científica aplicada à Divulgação e Captação de Recursos.

Os projetos de trabalho de conclusão dos discentes são submetidos através da Plataforma Brasil para apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa do HCPA e das suas instituições de origem, como forma de qualificar ética e metodologicamente os projetos e produtos desenvolvidos no MPPC.