Início do Conteúdo

Indo além de sua Missão, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre promove uma série de ações voltadas à cidadania, humanização e sustentabilidade.

O Programa de Humanização é responsável pela sensibilização de diversas áreas da instituição para a reflexão e adoção de práticas humanizadoras.

O Programa de Apoio Pedagógico proporciona às crianças e aos adolescentes internados a continuidade das atividades escolares.

O Programa Saúde na Escola auxilia escolas da rede pública na identificação e encaminhamento de problemas de saúde mental.

O Programa de Proteção à Criança conta com equipe multidisciplinar que atende, avalia e encaminha casos com suspeita de violência.

Grupo de Voluntariado apoia pacientes em tratamento no hospital.

A Casa de Apoio hospeda crianças e adolescentes, juntamente com uma acompanhante, durante tratamentos prolongados.

O Banco de Leite Humano orienta pacientes e funcionárias sobre a amamentação e os procedimentos de retirada e armazenamento do leite materno.

O atendimento lúdico-terapêutico humaniza o ambiente hospitalar e contribui para a recuperação dos pacientes.

Farmácia de Medicamentos Especiais disponibiliza medicamentos especiais, visando à segurança do tratamento e à melhora da saúde dos pacientes.

O Programa de Gestão Ambiental busca soluções para reduzir o impacto ambiental das atividades da instituição e desenvolve ações educativas, conscientizando a comunidade hospitalar.

Mais informaçõe sobre as ações sustentáveis do HCPA estão disponíveis neste link.

O Grupo de Gestão da Experiência do Paciente, a Ouvidoria, o Serviço de Informação ao Cidadão e diversos canais de comunicação impressos e digitais possibilitam amplo diálogo com a sociedade e compartilhamento de informações para a educação em saúde dos cidadãos.

O Programa Jovem Aprendiz contribui na formação técnico-profissional de jovens de 18 a 24 anos.