Início do Conteúdo

Academicamente vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) foi certificado como hospital de ensino pelos Ministérios da Educação e da Saúde em 2004. A integração de assistência, ensino e pesquisa em saúde como parte do negócio da instituição, alinhadas às prioridades e diretrizes dos ministérios da Educação e da Saúde repercutem na visão institucional voltada à transformar a realidade por meio da inovação em práticas, processos ou produtos em saúde.

O Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Clínica do HCPA, programa de Mestrado Profissional em Pesquisa Clínica (MPPC) tem como características principais a originalidade de sua proposta acadêmica e a inserção com a realidade da área da Pesquisa Clínica em nível local, regional e nacional.

A finalidade do programa é a formação qualificada de profissionais para atuação em projetos de pesquisa clínica, seja no âmbito acadêmico ou profissional, com ênfase em estratégias técnico-operacionais e com vistas à atuação e a disseminação do conhecimento na rede de saúde. Outro aspecto do curso é o de gestão da pesquisa, o que contribui para a formação de profissionais mais preparados tecnicamente para atuação eficaz nos serviços de saúde, uma vez que o escopo do curso transcende a especificidade da pesquisa abordando em parte a base teórico-conceitual da administração, da epidemiologia, das ciências da saúde e da contabilidade.
 
A proposta do programa de Mestrado Profissional em Pesquisa Clínica engloba a cooperação e o intercâmbio do ponto de vista acadêmico, pelo estabelecimento de parcerias com diferentes instituições de ensino, órgãos de governo e outras instituições privadas, visando a transferência de tecnologias, ações colaborativas em áreas de interesse de pesquisa, intervenção, extensão, ensino, pesquisa e eixos temáticos afins.
 

Pós-graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Pesquisa Clínica

18 créditos, aulas quinzenais.

Seleção por análise curricular, entrevista presencial ou online e proposta de trabalho de conclusão.

Início das aulas: no primeiro dia útil de agosto em cada ano

Horário das aulas:

Sexta-feira: das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

Sábado: das 8h às 12h e das 13h às 16h30.