Início do Conteúdo

 

Mesa de abertura com Aurea, Brasil e Ninon

Em um contexto político-econômico do país que leva muitas instituições públicas e privadas a enfrentarem dificuldades para se manter, a criatividade é primordial na elaboração de estratégias de gestão. Esse foi o principal tema tratado durante o II Encontro de Gestão Administrativa, promovido pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), no dia 24 de novembro. A coordenadora do evento, Áurea Souza de Paula, afirmou que o momento é de reflexão e mudança frente aos desafios que precisam ser enfrentados para os bons resultados nas empresas.

Ademais, a ciência mostra que as pessoas precisam construir uma mentalidade capaz de superar as dificuldades que envolvem cada conquista. Essa foi a ideia apresentada pelo escritor do livro Mindset, mente de aço atitudes de ouro e neurocoach, Tiago Cavalcanti Tabajara. Ele iniciou o seu debate com a questão “Por que algumas pessoas vencem e outras não?” e após isso respondeu: “tudo depende da nossa capacidade de lidar com o medo do desconhecido, pois o medo do próprio sucesso leva ao fracasso”.

Além disso, ele acredita que a influência que recebemos dos que estão à nossa volta também pode ser fator determinante para sermos bem-sucedidos ou não. “Isso pode nos gerar um sentimento de pessimismo. Precisamos pensar positivo”, explicou. No entanto, não é apenas pensar positivo, afirma o professor, mas também ter o pensamento claro “do que não quero que aconteça”, para acostumar nossa mente com a ideia e saber superar mais fácil, caso algo dê errado.

Durante o evento, ainda foram abordados assuntos como compliance, modelos de liderança, engajamento e colaboração, além da realidade e experiência atual tanto das instituições, como do gestor de saúde. Compuseram a mesa de abertura a coordenadora do evento, Áurea Souza de Paula, a coordenadora do Grupo de Enfermagem (Genf), professora Ninon Girardon da Rosa, e o professor e adjunto da vice-presidência médica, Brasil Silva Neto.

 

Tiago Cavalcanti

Mesa redonda

Tanira Torelly palestrando